A agência de notação financeira Moody’s reviu em baixa o ‘rating’ de seis países europeus, incluindo Portugal.
A classificação da dívida nacional foi reduzida em um nível, de Ba2 para Ba3, mantendo-se na categoria de investimento especulativo, ou lixo (‘junk’). O ‘outlook’ para Portugal, tal como para os outros países atingidos, continua negativo.
Os ‘ratings' de Espanha (de A1 para A3), Itália (de A2 para A3), Eslováquia (de A1 para A2), Eslovénia (de A1 para A2) e Malta (de A2 para A3) também foram reduzidos e, além disso, a Moody’s colocou em ‘outlook’ negativo a classificação maxima de Aaa atribuída ao Reino Unido, à França e também à Aústria.
A incerteza quanto ao montante disponível para contrariar a crise, o crescente enfraquecimento das perspectivas económicas, o que ameaça o cumprimento dos planos de austeridade nacionais, necessários para aumentar a competitividade -, a deterioração da confiança dos mercados e o seu efeito nas condições de financiamento da banca são algumas das razões apontadas pela Moody’s para este ‘downgrade’ generalizado.
Em comunicado a agência sublinha ainda que o compromisso europeu de preservar o euro limitou a magnitude do ‘downgrade’.
Fonte: Económico
Fonte: Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário