Ex-ministro das Finanças Luís Campos e Cunha antevê uma crise nos BRICS no médio prazo.
Apesar do grande crescimento económico registado nos últimos anos, "vai haver uma crise" nos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a médio prazo, disse hoje o ex-ministro das Finanças Luís Campos e Cunha.
"Julgo que vai haver uma crise nos BRICS", só não sei é quando", disse Campos e Cunha, durante a conferência "O Papel da UE entre os EUA e os BRICS", organizada pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
"É preciso ter uma visão do mundo e das coisas com relativismo e distanciamento", afirmou o professor universitário.
"A Índia tem problemas com o Estado de direito, com a corrupção. O Brasil tem uma apreciação do real que não é sustentável e uma bolha imobiliária significativa, também tem corrupção", argumentou Campos e Cunha. "A China tem um problema demográfico, associado à política de um só filho, tem o problema político de ser uma ditadura, tem problemas nos bancos disfarçados pelo capitalismo de Estado."
Estes problemas, mais tarde ou mais cedo, vão ter consequências para os BRICS, afirma Campos e Cunha. "Quando é que vai acontecer a crise? Não sei, mas vai acontecer."
Fonte: Económico
Fonte: Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário