quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Agência Fitch coloca Grécia em estado de falência iminente

A agência de notação financeira cortou o ‘rating’ da Grécia em dois níveis para 'C', o último patamar antes de entrar em incumprimento.

A Fitch foi a primeira agência de ‘rating' a reagir ao acordo assinado ontem de madrugada em Bruxelas, que prevê um segundo pacote de assistência financeira a Atenas, de 130 mil milhões de euros, um perdão de 53,5% do valor nominal da dívida e uma redução dos juros cobrados no primeiro resgate.

Em reacção a tudo isso a Fitch baixou hoje em dois níveis a classificação da dívida helénica, que é agora catalogada como ‘C', o penúltimo ‘rating' na escala da agência, que significa incumprimento iminente. Pior só a notação ‘D', que reflecte incumprimento. 

"A Fitch considera que a proposta de reduzir o peso da dívida pública grega através de uma troca de dívida com os credores privados irá, se for concluída, constituir um evento de crédito e o ‘rating' do país será reduzido para 'default restritivo''", afirma a agência de notação financeira em comunicado.

Após a decisão da Fitch, as 'yields' das obrigações gregas acentuaram as subidas no mercado fora de balcão' (OTC), onde é negociada a maior parte da dívida. A taxa a dois anos, por exemplo, avançava quase 400 pontos para 110,467%. O pessimismo estendia-se à bolsa de Atenas, com o principal índice grego a afundar quase 5%.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano