terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Inspectores da ONU iniciam hoje visita com suspeitas nucleares no Irão

Inspectores das Nações Unidas (ONU) chegaram esta segunda-feira ao Irão para uma visita de dois dias. O objectivo da visita prende-se a um complexo militar do país, que tem estado no centro das suspeitas quanto ao alegado armamento nuclear que o país estará a desenvolver.

Esta é a segunda visita num mês que os emissários da ONU, pertencentes igualmente à Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), realizam ao Irão.

O país tem sido alvo de críticas, principalmente da parte do EUA e Israel, desde Novembro de 2011, mês em que a IAEA divulgou um relatório com mais de mil páginas dando conta da possibilidade do Irão estar a produzir armas nucleares.

O complexo militar em causa está localizado em Parchin, nos arredores de Teerão, capital iraniana, onde a IAEA suspeita que existam instalações subterrâneas destinadas ao desenvolvimento do programa nuclear do país, algo que as autoridades iranianas têm negado.

A organização já visitou as instalações em 2005, mas, na altura, inspeccionou apenas uma das quatro áreas do complexo nas quais incidem as suspeitas.

A visita tem início no mesmo dia em que o Irão anunciou quatro dias de testes militares no Sul do país, numa operação designada como «A vingança de Deus». Este tipo de testes costumam ser encarados como um sinal, dirigido ao Ocidente, demonstrativo do poder militar do Irão.

Fonte: AP/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano