quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crise: Berlim rejeita baixar juros a Portugal e Irlanda

O governo alemão rejeitou hoje a hipótese de reduzir os juros dos resgates a Portugal e à Irlanda.

"Creio que não haverá essa discussão", disse hoje, em Berlim, o porta-voz do executivo germânico, Steffen Seibert, em resposta a uma questão sobre a eventual redução dos juros a Portugal e à Irlanda.

Os países do Eurogrupo decidiram baixar, na segunda-feira, os juros dos empréstimos bilaterais à Grécia, de 3,5% para cerca de 2%, depois de já ter havido uma redução anterior dos juros exigidos a Atenas no quadro do primeiro resgate de 110 mil milhões de euros, concedido em abril de 2010.

"Não tenho conhecimento de nenhumas reflexões desse género referentes a Portugal e à Irlanda", disse Seibert, lembrando que a aplicação dos programas de ajustamento financeiro negociados por Lisboa e Dublin com a chamada 'troika' "tem tido uma avaliação positiva, especialmente no que toca à Irlanda".

Seibert afirmou ainda que o executivo de Angela Merkel considera suficiente a verba de 500 mil milhões de euros para o futuro Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), que será permanente e substituirá, a partir de julho, o atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que serviu, nomeadamente, para conceder um resgate de 78 mil milhões de euros a Portugal.

"Não consideramos necessário aumentar as verbas do futuro mecanismo, mas achamos que em breve terá de se decidir de que forma e em que prestações se deverão pagar os capitais do mesmo", disse Seibert. A urgência desta decisão prende-se, ainda de acordo com o porta-voz 
do governo alemão, com a necessidade de o MEE entrar em vigor no verão, e Berlim está disposta a "dar um forte sinal neste sentido", garantiu Seibert.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano