terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Grupo naval dos EUA reagrupado mais perto do Irão


Nota: Este texto foi traduzido pelo google tradutor.

A aeronave transportadora EUA Abraham Lincoln navegou através do Estreito de Hormuz, perto da costa do Irã, pela segunda vez nas últimas semanas.

Um repórter da BBC a bordo, disse um barco de patrulha iranianos em um ponto passou por duas milhas (3,2 km) da transportadora.

A transportadora foi acompanhada por um cruzador EUA e destruidor.

Autoridades iranianas recentemente ameaçou fechar o canal, pelo qual 20% das exportações de petróleo do mundo passar, em uma fileira sobre embargos comerciais de petróleo.

O correspondente da BBC Jonathan Beale a bordo do Abraham Lincoln diz que os EUA tem insistido que vai manter a pista de transporte ocupado aberto.

No seu ponto mais estreito, o Estreito de Ormuz fica a apenas 21 milhas náuticas (40 quilômetros) de largura. Mais cedo, a Marinha dos EUA disse que o barco de patrulha iraniano passou a cerca de metade de um quilômetro da transportadora, mas depois corrigiu isto para duas milhas.

Ao viajar através da parte mais estreita do estreito, todos os aviões de caça sobre a transportadora foram cancelados, diz o correspondente, mas helicópteros da Marinha dos EUA voou acima da transportadora.

Ele diz que foi claramente uma operação cuidadosamente planejada e da tripulação ficaram satisfeitos em ter chegado através da fase mais difícil da viagem sem incidentes.

Um navio de guerra francês e navios do Reino Unido navais acompanhou o porta-aviões em uma jornada através do estreito mês passado.

Bem como assegurar o canal de navegação permanece aberta, o porta-aviões também, eventualmente, têm a tarefa de auxiliar as operações no Afeganistão.

A UE no mês passado, proibiu todas as importações de petróleo do Irã em meio à preocupação crescente sobre o programa nuclear de Teerã.

Tanto os EUA ea UE têm já que os países fizeram lobby em todo o mundo para bloquear as importações de petróleo iranianos.

Irã diz que seu programa nuclear é apenas para geração de energia, mas nações ocidentais temem que Teerã está tentando desenvolver uma capacidade de armas.


Fonte: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano