O submarino "Arpão", o segundo novo equipamento militar do género para a Marinha portuguesa, chega a Portugal no sábado de manhã, confirmou à agência Lusa fonte da Armada.
De acordo com a mesma fonte, o "Arpão" tem hora prevista de chegada à Base Naval de Lisboa (BNL) às 10.30 de sábado, não estando prevista nenhuma cerimónia para assinalar publicamente a recepção do novo equipamento.
Citando o Chefe de Estado-maior da Armada (CEMA), Almirante Saldanha Lopes, o semanário Expresso noticiou hoje na sua edição "online" a chegada sábado do novo submarino.
Em Janeiro, o CEMA tinha apontado a chegada do "Arpão" a Portugal em Março ou Abril.
O Tridente, primeiro submarino encomendado por Portugal à empresa alemã Ferrostaal a ser entregue, chegou a Portugal em Agosto do ano passado.
À semelhança do Tridente, a guarnição do Arpão conta com 33 militares, dos quais 7 são oficiais, 10 sargentos e 16 praças. O submarino atinge uma velocidade máxima de 20 nós e garante uma autonomia máxima de 45 dias, possuindo "capacidade para lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície, e capacidade para lançar torpedos, de luta de superfície e subsuperfície", refere a Marinha.
A aquisição dos dois submarinos custou a Portugal cerca de mil milhões de euros.
Era mesmo isso que estávamos a espera... Porque não põem o submarino na peída?
ResponderExcluirNão sejas ignorante!!!Agora por qualquer coisa é por causa dos submarinos, porque é que não falam dos estádios do euro2004 que não serviram para nada e hoje só está a dar prejuízo? Entre outras coisas!!!!
ResponderExcluir