O site Despesa Pública, criado por um grupo de cidadãos que revelou na net todos os contratos por ajuste directo feitos pelo Estado, está novamente disponível e num endereço diferente depois de ter estado suspenso por excesso de tráfego.
Depois de anunciada, a página que revela as despesas do Estado teve um número de visitas inesperado e esteve suspensa. Agora, voltou a estar online, mas os responsáveis pelo site fazem um apelo: «Pedimos que nesta fase inicial, tenham alguma moderação na quantidade de pesquisas, porque os acessos irão ser muitos e pode sobrecarregar de novo os servidores», pode ler-se na página do Facebook associada ao projecto.
O site Despesa Pública foi lançado no Dia da Liberdade, 25 de Abril, com o lema «Saiba onde, como e por quem é gasto o dinheiro dos contribuintes».
Para já, foram recolhidos dados dos ajustes directos (contratos feitos sem recurso a concurso público) e concluiu-se que houve 30 destes contratos feitos com empresas que não existiam.
O site inclui ainda uma tabela de Entidades Contratadas e Adjudicantes e fichas detalhadas com toda a informação por entidade/empresa.
O Despesa Pública está agora disponível em dois endereços:http://alt01.despesapublica.com/ e http://despesapublica.com/.
Fonte: SOL /andreia.coelho@sol.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário