As suspeitas de que os piratas informáticos que atacaram os servidores da Playstation Network possam estar a tentar vender os dados pessoais e dos cartões de crédito dos utilizadores são cada vez mais fortes.
Segundo notícias ontem, sexta-feira, divulgadas pelo New York Times e pelo site inglês Digital Spy, especialistas de segurança na Internet tem estado a monitorizar fóruns de piratas informáticos onde detectaram que os 'hackers' terão tido acesso aos dados de, pelo menos, 2,2 milhões dos 77 milhões de membros desta plataforma.
A notícia ganhou maior sustentação depois do especialista em segurança na Net, Brian Krebs, ter posto no seu blogue um vídeo do que pareciam ser quatro piratas a discutir a base de dados.
Nos fóruns, os piratas alegam que entre os dados roubados constam os nomes e apelidos dos utilizadores, endereços completos, países, data de nascimento, endereço e password das contas de e-mail, bem como os números de cartões de crédito, com a respectiva data de expiração e código de segurança CCV.
A Sony nega, no entanto, que os piratas possam estar na posse deste último código, uma vez que ele não consta das suas bases de dados. A hipótese de os piratas poderem estar a fazer bluff é uma das possibilidades em estudo.
Os piratas estarão, alegadamente, a tentar vender a base de dados por um valor superior a 100 mil dólares (mais de 67,5 mil euros). E houve quem sugerisse ao especialista de segurança Kevin Stevens, da TrendMicro, que os piratas teriam mesmo contactado a Sony para comprar de volta a sua base de dados, sem obter resposta.
Enquanto isso, a Sony continua numa luta contra o tempo a tentar quantificar e resolver os danos sofridos, para pôr de novo on-line a plataforma da Playstation - em baixo desde o dia 20 de Abril -, e no seu blogue norte-americano (blog.us.playstation.com) já agradeceu a paciência dos utilizadores e avançou que estão a ser estudadas "formas de mostrar o seu apreço", embora sem nunca falar de qualquer compensação monetária por danos sofridos. Pelas contas da Sony, se houver garantias de que a segurança da Playstation Network está definitivamente restaurada, a plataforma será reactivada já na próxima terça-feira, 3 de Maio.
Fonte: DN.PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário