domingo, 24 de abril de 2011

'Pai' do CD morre aos 81 anos

O japonês Norio Ohga, antigo presidente da Sony e considerado o "pai" do CD, morreu hoje aos 81 anos de idade, vítima de uma falha de diversos órgãos, informou a empresa da qual foi presidente entre 1982 e 1995.

Atualmente, Norio Ohga era membro honorário do conselho de administração da Sony, empresa - com uma companhia discográfica - que vendeu o primeiro CD de música em 1982. Cinco anos volvidos, em 1987, o formato viria a superar as vendas de LP (discos de vinil) no Japão, e ainda hoje o CD é o suporte musical mais vendido, embora se venha a deparar com a concorrência cada vez mais apertada do formato digital.

Ohga foi desde sempre um entusiasta do formato do CD, destacando a sua melhor qualidade de som. O antigo presidente da Sony vinha desde os anos 1970 a antever a entrada do formato no mercado, embora na altura os mais cépticos tenham duvidado que este poderia ser um substituto do clássico disco de vinil.

O actual presidente da Sony, Howard Stringer, comentou a morte de Norio Ohga sublinhando a sua "visão avançada" que permitiu à Sony uma "evolução nos seus produtos vídeo e áudio em música, filmes e jogos" e a consequente "transformação da marca num líder global de entretenimento".

No processo de criação do CD, Ohga investiu no formato de 12 centímetros, o que fez com que o suporte tivesse capacidade suficiente para 75 minutos de gravação sem interrupções, assinala a Sony.

Norio Ohga, nascido a 29 de Janeiro de 1930, faleceu hoje em Tóquio.

Lusa/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano