quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lisboa: Mãe da jovem afogada na Baragem da Cunheda: - “Quero morrer no mesmo sítio”

"Tenho uma notícia muito grave para lhe dar." Foi desta forma que Fernanda Sousa, 59 anos, ficou a saber, anteontem, que filha tinha morrido afogada na barragem da Cunheira, em Alter do Chão. "Foi um bombeiro que me telefonou a dizer. Não se diz uma notícia destas a uma mãe", lamenta-se Fernanda, ainda desesperada por saber as circunstâncias que levaram à morte da filha. 

O pai da menor, Salvador Sousa, andava ontem pelas ruas do bairro onde a família mora, nos Olivais, Lisboa, "perdido numa dor grande demais". "O meu marido diz que quer ir até à barragem e matar-se no mesmo sítio. Eu vou também e ficamos os três juntos."

Soraia Sousa, de 17 anos, caiu nas águas da barragem da Cunheira, Alter do Chão, anteontem, cerca das 13h30. Tinha ido passar uns dias com a família da amiga Carolina, de 14 anos. Fernanda e Salvador, embora tenham filhos de relações anteriores, tinham em Soraia a única filha fruto da sua relação.

A jovem frequentava o 10º ano na escola Eça de Queirós, nos Olivais, e tinha o sonho de "seguir o curso de Apoio à Infância. Ela adorava crianças", conta Fernanda. Soraia "gostava de música. Estava sempre a cantar. Era uma menina muito sossegadinha, mas muito alegre".

"Parece que a minha filha pressentiu que ia morrer. Um dia destes disse--me: ‘Mãe, se eu morrer não quero ser cremada. Então estou morta e ainda me vão queimar? Para quê?'", recorda.

"ESTÁ EM ESTADO DE CHOQUE"

Soraia, de 17 anos, e Carolina, de 14, eram grandes amigas e quase inseparáveis. "A minha filha tinha uma adoração enorme pela Carol. Era assim que a Soraia tratava a Carolina", explica Fernanda Sousa.

Carolina, ao ver Soraia afogar-se, lançou-se à água numa tentativa desesperada de salvar a amiga, mas não conseguiu. "Na aflição de jogar as mãos à minha filha, a Carolina ficou cheia de arranhões e nódoas negras."

Os pais de Carolina telefonaram ontem aos pais de Soraia: "Disseram que a menina está em estado de choque. Não come, não fala e ontem à noite [anteontem] tiveram de lhe dar comprimidos para a acalmar e para dormir."

A autópsia ao corpo de Soraia realiza-se hoje de manhã e à tarde segue para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Olivais, onde terá lugar o velório. O funeral realiza-se hoje à tarde.

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano