segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ciência: Cérebro Humano Diminuiu 10%


O cérebro do ser humano diminuiu desde há 30 mil anos a esta parte. A diminuição não significa que o homem esteja menos inteligente mas apenas que desenvolveu uma inteligência mais sofisticada. 


Segundo um estudo citado pela France Press, o cérebro diminuiu cerca de 10 por cento, o que equivale a uma bola de ténis. Os antropólogos vêm nesta redução o resultado da evolução para sociedades mais complexas.

A redução verificou-se tanto em homens como em mulheres. O cérebro do homem, desde há 30 mil anos a esta parte, sofreu uma redução de 1.5 a 1.359 centímetros cúbicos. Já as mulheres, com um cérebro mais pequeno, sofreram, propocionalmente, a mesma redução.

A análise foi feita através de crânios encontrados na Europa, médio Oriente e Ásia.

Segundo antropólogos, o homem de Neandertal, "primo" do homem moderno e desaparecido há 30 mil anos, era mais corpulento e tinha um cérebro maior. Já o homem de Cromagnon era o Homo Sapiens dotado de um maior cérebro e era igualmente mais corpolento. 

Estes eram os requisitos para se sobreviver numa sociedade hóstil e, com a emergência de sociedades mais complexas, o cérebro foi diminuindo porque o ser humano já não necessitava de ser tão inteligente para sobreviver já que os outros membros ajudavam.

Isto não quer dizer que o ser humano esteja com menos capacidades intelectuais mas que desenvolveu uma inteligência mais sofisticada.


Fonte: Gizmag / Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano