sexta-feira, 18 de maio de 2012

Zara já vale mais que o maior banco espanhol

A Zara ultrapassou o Santander e é já a segunda maior da bolsa espanhola.

A Inditex SA, proprietária da cadeia de vestuário Zara, destronou ontem o Banco Santander SA, maior banco espanhol, e tornou-se a segunda maior em valor de mercado na bolsa espanhola.

Os investidores estão atraídos com os crescentes lucros da maior cadeia de roupa mundial ao mesmo tempo que os receios em torno da banca espanhola crescem diariamente. De acordo com a Bloomberg, a dona da Zara vale três vezes mais desde o quarto trimestre de 2008 e fechou ontem nos 42,1 mil milhões de euros, enquanto o valor em bolsa do maior banco da Espanha caiu mais de 50% desde 2010 e valia ontem 41,6 mil milhões. Recorde-se que ontem o Santander foi um dos 16 bancos espanhóis a que ontem a Moody's cortou o rating.

A Telefónica SA continua a ser a maior cotada da bolsa espanhola.

"A Inditex tem conseguido manter taxas de crescimento de dois dígitos mesmo apesar destes tempos muito difíceis", disse Matthias Born, gerente de fundos da Allianz Global Investors em Frankfurt, em declarações à Bloomberg. "É muito difícil para um investidor colocar dinheiro em bancos neste momento. Não sabemos efectivamente qual o valor dos bancos e até que ponto estão expostos ao sector imobiliário", acrescentou.

As últimas sessões da bolsa espanhola têm sido dramáticas: há cinco dias consecutivos que o principal índice da praça madrilena (IBEX35) encerra no vermelho. Nos últimos dois meses, a pressão sobre as contas públicas do governo de Rajoy tem gerado uma forte pressão sobre os títulos cotados na praça de Madrid: desde 19 de Março que o índice espanhol acumula perdas superiores a 20%.

Entre os títulos mais fustigados pelos investidores desde o início do ano estão as acções dos bancos e das construtoras. Destaque, por exemplo, para os títulos do Bankia, que foi recentemente nacionalizado, e que acumulam perdas de 54% em 2012. Em pior situação estão os accionistas do grupo construtor Sacyr Vallehermoso que somam perdas superiores a 72% desde o início do ano.

Por outro lado, os lucros do grupo espanhol Inditex cresceram 12% no ano passado, para 1.932 milhões de euros, com a Ásia e especialmente a China a contribuírem para um aumento de 10% das vendas. As vendas totais em 2011 ascenderam a 13.793 milhões de euros. Os resultados operacionais reais antes de provisões, impostos e amortizações, EBITDA, cresceram 10%, para 3.258 milhões de euros.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano