terça-feira, 29 de maio de 2012

Volvo testa carros sem condutor em auto-estrada espanhola

A Volvo conseguiu levar a cabo com sucesso o teste de três automóveis sem condutor numa auto-estrada espanhola.

O teste teve lugar numa auto-estrada espanhola com tráfego normal e permitiu levar três carros sem condutor a percorrer cerca de 200 quilómetros sem auxílio humano.

De acordo com informação avançada pelo portal The Register, o teste foi desenvolvido em parceria com uma empresa especializada em tecnologia automóvel, no âmbito do projecto Sartre (Safe Road Trains for the Environment).

Durante o teste as três viaturas conseguiram chegar ao destino sem que ninguém pegasse no volante, seguindo atrás de um camião durante cerca de 200 quilómetros.

A tecnologia em causa tem como objectivo permitir que um veículo conduzido por humanos possa ser utilizado como líder de um conjunto de viaturas, que seguem atrás.

Tal como acontece com os automóveis sem condutor desenvolvidos por outras empresas, como é o caso da Google, estes estão equipados com diversas tecnologias, como câmaras, radares e um sistema de laser para identificar o veículo que está à frente.

Toda a informação relacionada com a viatura que lidera o percurso, nomeadamente as indicações de quando é preciso travar, acelerar ou virar, é enviada através de ligações sem fios em tempo real para todos os veículos.

Esta não é a primeira vez que a fabricante automóvel sueca testa este tipo de viaturas, mas foi a primeira vez que a experiência decorreu em ambiente público.

Fonte: Jornal SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano