quinta-feira, 17 de maio de 2012

Avaliação: Troika estuda plano B para Portugal caso Atenas saia do euro

A ‘troika’ começa na segunda-feira a quarta avaliação ao programa de ajustamento português.
Os responsáveis da ‘troika’ chegam a Portugal na próxima semana e vão analisar o risco da saída da Grécia do euro e preparar um plano para esse cenário.

A ‘troika' vai estudar um plano de contingência para proteger Portugal perante uma eventual saída da Grécia da zona euro. Os técnicos internacionais vão avaliar os riscos à volta da economia nacional e, no plano externo, a crise política em Atenas é o principal tema em análise. Em cima da mesa estará também o desemprego, que será revisto em alta, e o seu impacto na execução orçamental da Segurança Social.

As autoridades internacionais chegam a Lisboa na próxima semana para a quarta revisão do memorando de entendimento com o Governo português. Com os rumores de que a Grécia poderá abandonar a moeda única a subirem de tom, o Diário Económico sabe que a análise de um plano de contingência para fazer face a tal cenário vai marcar a agenda das reuniões.

Recorde-se que o risco de Atenas regressar ao ‘dracma' subiu drasticamente nas últimas semanas, depois de nenhum partido político ter conseguido formar governo na Grécia, após as eleições de 6 de Maio. Os gregos vão agora voltar às urnas em 17 de Junho, mês em que o Estado helénico poderá ficar sem dinheiro - a ‘troika' recusa continuar a financiar o país enquanto não houver um governo que garanta a continuidade do programa de ajustamento. A saída da Grécia da moeda única já deixou inclusive de ser tabu para as autoridades. Na terça-feira foi a vez de Christine Lagarde, directora do FMI, afirmar que a zona euro poderá ser obrigada a preparar uma "saída ordenada" de Atenas.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano