segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prodi: Itália, Espanha e França têm de criar 'um projecto que evite que a Alemanha faça tudo sozinha'

O antigo primeiro-ministro italiano Romano Prodi defendeu hoje que a Itália, a Espanha e a França deviam propor «um projecto credível» à Alemanha para relançar a Europa e «formar um eixo que evite que a Alemanha faça tudo sozinha».

«A mudança em França e na Europa é indispensável. A França deve recuperar o seu papel de conglomerado comunitário com a Itália e a Espanha. Um eixo a três que não se opõe à Alemanha, antes propõe a essa Alemanha e à Europa um projecto de relançamento credível», afirma o antigo governante e presidente da Comissão Europeia numa entrevista ao diário italiano ‘Il Sole 24 Ore’.

De acordo com Prodi, «se a Europa continuar com esta política baseada na austeridade, só na austeridade, acabaremos mal, porque a Europa corre o risco de ter problemas gravíssimos».

Questionado sobre se a crise económica converteu o sonho europeu num pesadelo, Prodi respondeu que a austeridade é necessária, mas não é suficiente: «Se não ofereces uma saída para a crise, os planos de austeridade são remédios a curto prazo que acabam por ser instrumentalizados», respondeu.

O verdadeiro problema, argumentou o antigo primeiro-ministro italiano, é que «os países estão demasiados expostos aos mercados financeiros, não têm força para se lhes opor».

«Ou és um país grande, como os Estados Unidos ou a China, ou então és comido pelos mercados», admitiu, concluindo que, como a crise da dívida soberana mostra, «os países europeus perderam, de facto, a soberania».

Fonte: Lusa/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano