sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tensão: Catalunha pede ajuda financeira a Espanha

A Catalunha vai pedir ajuda porque já não tem capacidade para pagar a dívida. Governo espanhol está a analisar pedido "com todo o cuidado".

Continuam a agravar-se as contas públicas das regiões autónomas espanholas. A Catalunha vai pedir ajuda financeira ao governo central porque está a ficar sem opções para refinanciar a dívida desde ano, admitiu hoje o presidente catalão Artur Mas, citado pela Reuters. 

"Não queremos saber como eles o farão, mas nós precisamos de fazer os pagamentos até final do mês. Qualquer economia não pode recuperar se não se pagarem as contas", declarou Mas a um grupo de jornalistas internacionais.

A Catalunha representa um quinto da economia espanhola e tem mais de 13 mil milhões de euros em dívida que terá de refinanciar até final do ano, numa altura em que toda a Espanha vive um situação financeira delicada.

Além da escalada da dívida, também a subida do crédito mal parado na banca do país está a fazer soar os alarmes entre os responsáveis do Governo liderado por Mariano Rajoy. O Bankia está já, de resto, a ser intervencionado pelo Executivo, numa tentativa de estancar os problemas do sistema financeiro espanhol.

No total, as 17 regiões autónomas espanholas têm 36 mil milhões de euros de dívida que terá de refinanciar até final deste ano, tendo sido autorizadas a registar um défice de 15 mil milhões de euros.

"O governo espanhol está a analisar com todo o cuidado" os pedidos dos governos regionais que ajudem a regressar aos mercados financeiros, disse a vice-ministra Soraya Saenz de Santamaria, citada pela Bloomberg. "Estas são mecanismos complexos, que teremos de analisar com todas as dificuldades e complexidades" das regiões autónomas", acrescentou a responsável, após um encontro do executivo.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano