segunda-feira, 7 de maio de 2012

Espanha: Presidente do Bankia demite-se e Governo prepara resgate

O presidente do banco espanhol Bankia, Rodrigo Rato, apresentou hoje a sua demissão, num comunicado enviado à comunicação social.

Para o seu lugar foi nomeado José Ignacio Goirigolzarri, ex-conselheiro delegado do BBVA. A demissão vem na sequência das notícias dos últimos dias que revelavam que o Governo estaria a preparar um plano de saneamento da instituição, a braços com um número crescente de créditos imobiliários morosos.

O Bankia e a sua filial o BFA precisam de cerca de 5 mil a 10 mil milhões de euros, estima o El País, que avança que o ministro da Economia, Luís de Guindos, se reuniu com responsáveis do Fundo Monetário Internacional (FMI) para delinear o plano de resgate. Recentemente, a Deloitte pediu mais tempo para concluir a auditoria ao banco, o que colocou os mercados em alerta para a situação do Bankia.

O Governo espanhol deverá injetar dinheiros públicos no banco através de títulos convertíveis em ações, os cocos. A instituição deverá saldar a dívida com juros de 8%, praticados pelo mercado.

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano