Comissário do Conselho da Europa diz que as medidas fiscais não são equitativas e estão a afectar em particular os grupos sociais mais vulneráveis, como as crianças e os idosos.
As medidas de austeridade em Portugal são "uma ameaça" aos direitos humanos, considera o comissário do Conselho da Europa para esta área, no final de uma visita de três dias a Lisboa.
Segundo Nils Muiznieks, as medidas fiscais não são equitativas e estão a afectar em particular os grupos sociais mais vulneráveis, como as crianças e os idosos, onde o risco de pobreza ultrapassa os 20%.
Outros sinais de alerta são a elevada taxa de desemprego no país, o abandono escolar, o aumento dos transportes e o agravamento das taxas de acesso ao Serviço Nacional de Saúde.
Em comunicado, o comissário mostra-se satisfeito com o programa social de emergência avançado pelo Governo no ano passado, mas avisa que não chega.
Acrescenta ainda que o emprego, a habitação, a educação e a assistência médica e social são direitos essenciais que não podem ser ignorados, mesmo com a economia em recessão.
Fonte: Rádio Renascença
Fonte: Rádio Renascença
Nenhum comentário:
Postar um comentário