sábado, 19 de maio de 2012

Borba: Escudo regressa às lojas

Durante o fim-de-semana 13 lojas deste concelho vão aceitar as velhas notas de escudo como meio de pagamento.

«Há ainda aí muita gente com escudos» diz Francisco Ferrão, gerente de uma cervejaria no centro de Borba. «Um senhor que teve de trazer o pai, que já é velhote, para a sua casa, contou aqui, que nas arrumações descobriu 50 contos num casaco dele».

A convição de que «os escudos andam por aí» é tal que Francisco Ferrão decidiu abrir a sua cervejaria no habitual dia de descanso, o domingo. Mas até ao início da tarde deste sábado ainda não tinha visto «a cor» das velhas notas. «Já várias pessoas me disseram 'tenho lá as notas e tenho das trazer para trocarmos' mas até agora ainda não apareceram».

Do mesmo se queixa Luís Lopes. «Eu acho que é uma boa iniciativa para divulgação, mas não apareceu ninguém para trocar as notas». Este empregado de comércio continua a fazer as contas e a etiquetar todos os produtos na moeda europeia. «Nós fazemos tudo normalmente. Se aparecer alguém fazemos a conversão».

Há 17 anos a trabalhar no negócio do pai, Luís Lopes partilha da convicção de que ainda há muitas notas de escudo por trocar. «Há os que não se querem desfazer deles» ironiza, «mas outros querem ficar com uma recordação». Afinal ainda há muita gente que faz as contas em escudos «especialmente os mais velhos», mas mais novos «nem sabem o que é» diz Luís Lopes.

Promovida pela Câmara Municipal, a «Iniciativa escudo» decorre durante todo o fim-de-semana em Borba. As notas aceites vão dos 100 aos 10 mil escudos, sendo posteriormente trocadas na agência do Banco de Portugal, em Évora.

Fonte: Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano