segunda-feira, 7 de maio de 2012

Toureiro brasileiro lembra dia em que saiu do caixão para tourear

Toureiro brasileiro lembra dia em que saiu do caixão para tourear
O único toureiro brasileiro na história da tauromaquia, Fernando Guarany, esgotou há 35 anos o Campo Pequeno, em Lisboa, após ter estado no interior de um caixão à porta da praça de toiros para reivindicar uma oportunidade. 

Três décadas e meia depois da "grande aventura", o novilheiro brasileiro garantiu, esta segunda-feira, à Agência Lusa que "voltava a fazer o mesmo". "Tudo o que tenho hoje devo a esse facto", justificou.

A história passou-se na manhã de 10 de abril de 1977, quando os transeuntes se depararam com um homem vestido de toureiro, no interior de um caixão à porta do Campo Pequeno, a reivindicar uma oportunidade e munido de um cartaz onde se podia ler: "Só saio daqui em triunfo ou morto".

O toureiro brasileiro foi no mesmo dia detido pela PSP e o caixão foi apreendido pelas autoridades, mas horas depois Fernando Guarany regressava para a porta principal do Campo Pequeno a reivindicar uma oportunidade.

"Esses tempos foram únicos, jamais esquecerei o alvoroço que isso criou na imprensa portuguesa e na sociedade em geral", recorda.

Munido de capotes, muletas, bandarilhas e estoques (espadas), ali permaneceu 20 dias e 20 noites, reivindicando um contrato para atuar em Lisboa.

Ao fim de 20 dias, a empresa deu-lhe uma oportunidade, contratou-o para uma corrida no dia 29 de maio, tendo esgotado o Campo Pequeno e exigido à empresa, horas antes, que hasteasse a bandeira do Brasil, porque se assim não fosse "não toureava".

Passados 35 anos, o toureiro contínua no ativo, recentemente toureou no México e espera este ano tourear em Portugal "três a quatro festejos", não escondendo a vontade de regressar ao Campo Pequeno para "assinalar a aventura" vivida em 1977.

O sonho de implantar as corridas de toiros no Brasil continua também no seu horizonte, tendo já desenvolvido várias iniciativas nesse sentido.

"Eu tenho divulgado a festa nas emissoras, nas revistas e televisões do Brasil. Para implementar a tauromaquia no Brasil, tenho desenvolvido ainda vários contactos com os políticos brasileiros ao longo dos últimos anos", explicou.

Fernando Guarany, que goza de grande popularidade no meio artístico brasileiro, recordou que a última vez que se realizou uma corrida de toiros no Brasil foi em 1922, ano em que se assinalou o centenário da independência do país.

"Eu gostava imenso de mostrar aos meus compatriotas a minha arte, mas ainda não perdi a esperança", disse.

Apaixonado por Portugal, onde possui vários negócios, Fernando Guarany é respeitado pelas pessoas do meio taurino, que o consideram "um verdadeiro romântico da festa".

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano