sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reino Unido: Londres já prepara saída da Grécia do euro

David Cameron, primeiro-ministro britânico, avisou que a Europa precisa de tomar medidas para se proteger de uma eventual saída da Grécia da zona euro
Jornal ‘The Guardian’ garante que o Executivo britânico está a fazer preparativos urgentes.

Não são só os países da moeda única que estão alarmados com o risco de saída da Grécia do euro. O Reino Unido está igualmente preocupado e ontem o jornal ‘The Guardian' avançou que o governo londrino está a fazer "preparativos urgentes" para uma eventual saída.

"O governo britânico está a fazer preparativos urgentes para lidar com as consequências de uma possível saída da Grécia da moeda única, depois do governador do Banco de Inglaterra, Mervyn King, ter avisado que a Europa ‘se estava a desmembrar'", lia-se na edição online do ‘The Guardian'.

Antes de partir para os Estados Unidos, onde os líderes do G8 se vão reunir, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, fez declarações duras. Cameron garantiu que a zona euro "tem de fazer alguma coisa, ou prepara-se para uma potencial ruptura". E deu quase um guião à Comissão Europeia: "Ou a Europa tem uma zona euro comprometida, estável e de sucesso, com uma ‘firewall' efectiva, bem capitalizada e bancos regulados, um sistema de partilha dos custos orçamentais, e uma política monetária expansionista por toda a zona euro, ou estamos em território desconhecido que acarreta riscos enormes para todos". Segundo o jornal inglês, as medidas para lidar com a saída da Grécia estão a ser desenhadas pelo Banco de Inglaterra, o Tesouro e a Autoridade para os Serviços Financeiros.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano