É oficial: França e Áustria perdem nota 'AAA' e mais nove 'ratings' de países da zona euro são cortados pela S&P.
A agência de notação financeira Standard & Poor's baixou hoje o 'rating' a nove países da zona euro. Entre eles, confirmou a agência, estão a França e a Áustria que perdem assim a classificação máxima de 'AAA' para 'AA+' (descida de um nível).
Com descidas em dois níveis ficaram as notações de dívida de Espanha, Itália, cujas classificações descem de 'AA-' para 'A' e de 'A' para 'BBB+', respectivamente.
No total, foram nove os países alvos da onda de 'downgrade' da S&P na zona euro: Áustria (AAA para AA+), Chipre (BBB para BB+) , França (AAA para AA+, Itália (A para BBB+), Malta (A para A-), Portugal (BBB- para BB), Eslováquia (A+ para A), Eslovénia (AA- para A+) e Espanha (AA- para A).
Já Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Irlanda, Finlândia, Estónia e Bélgica mantiveram os seus 'ratings'.
Em comunicado, a S&P explica que os ‘downgrades' de hoje resultam da convicção de que as iniciativas políticas dos líderes europeus nas últimas semanas podem ser insuficientes para resolver na íntegra os problemas sistémicos na zona euro.
A agência de ‘rating' explica que, na sua perspectiva, os problemas incluem um aperto das condições de crédito, o aumento do juros dos títulos de dívida de um grupo de países da zona euro, uma tentativa simultânea para governos e empresas diminuírem o seu nível de endividamento e uma "disputa aberta e prolongada entre os líderes europeus quanto a uma solução apropriada para resolver os desafios".
Fonte: Económico
Fonte: Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário