segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gases de Estufa dos solos florestais são o dobro do que se pensava

As emissões de azoto pela indústria e pela agricultura estão a ter um impacto nas emissões de gases de estufa bastante superior ao que se estimava.

Os compostos de azoto reactivo derivados da agricultura, dos meios de transporte e da indústria levaram ao aumento das emissões de óxido nitroso (N2O), um gás de estufa, a partir das florestas da Europa. Num estudo, agora em apresentação, concluiu-se que o óxido nitroso que actualmente é emitido dos solos florestais para a atmosfera é o dobro do estimado anteriormente pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Os compostos de azoto reactivo (NH3, NOx, etc.) têm na sua maioria uma origem antropogénica e depois de serem depositados nos solos florestais, transformam-se parcialmente em óxido nitroso, sendo o terceiro gás com maior efeito de estufa na atmosfera, a seguir ao dióxido de carbono e ao metano. Na sua maioria, os compostos de azoto reactivo têm origem nos fertilizantes da agricultura e da queima de combustíveis fósseis. Desde 1860 até 2000 o deposição de compostos de azoto nos solos aumentou uma média de 1,5 milhões de toneladas por dia..

Fonte: Science Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano