quarta-feira, 15 de junho de 2011

Japão compra maior fatia da ajuda europeia a Portugal

O Ministério das Finanças japonês comprou 1,1 mil milhões de euros da emissão de 5 mil milhões de euros hoje feita pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) no âmbito do pacote de assistência financeira a Portugal, revelou a entidade.

A procura pelas obrigações a 10 anos do FEEF superou largamente a oferta disponível, com cerca de 100 investidores a apresentarem ordens de compra de 8 mil milhões de euros. "A procura dos investidores veio de todo o mundo e de todos os géneros de investidores. Tal como era esperado, a procura foi particularmente forte por parte da Ásia, com o Ministério das Finanças do Japão a comprar 1,1 mil milhões de euros", lê-se no comunicado emitido pelo FEEF.

Os fundos da segunda emissão feita pelo FEEF (a primeira foi realizada a 25 de Janeiro, captando 5 mil milhões de euros que serviram para a ajuda à Irlanda) serão disponibilizados a Portugal a 22 de Junho e a entidade já anunciou que será feita uma nova emissão destinada a financiar Portugal até meados de Julho.

Portugal tinha solicitado 3,6 mil milhões de euros ao FEEF, mas a emissão foi de 5 mil milhões de forma a dar uma almofada à entidade que lhe permite ostentar o 'rating' AAA. O montante que será entregue a Portugal e os juros que serão cobrados só serão conhecidos mais tarde. Na emissão de hoje, a taxa foi de 3,49 por cento.

O Barclays Capital, o Deutsche Bank e o HSBC foram os bancos que conduziram a operação, que contou também com a participação do Gabinete de Gestão de Dívida da Alemanha.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano