segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sequência de terremotos atinge Yellowstone

Uma sequência de 6 terremotos atingiu em poucas horas, o parque nacional de Yellowstone, em Idaho, nos EUA, onde está localizado o supervulcão de mesmo nome.

O primeiro abalo foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) às 23h19 (horário de Brasília). O impacto foi de 2,5 graus na escala Richter, a uma profundidade de 11 quilômetros.

Os tremores seguintes atingiram magnitude de 2,9, 2,6 e 2,8.

Os dois últimos abalos ocorreram a 6 e 8 quilômetros de profundidade, com 2,7 e 3,0 graus.

Não há relatos de feridos ou danos materiais.

O supervulcão de Yellowstone tem uma cratera com 90 quilômetros de extensão, e sua caldeira é 40 vezes maior do que a do Monte Santa Helena, sendo que boa parte de seu magma é eruptivo.

Catástrofe Mundial

Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, a sua erupção duraria aproximadamente cinco dias. Cerca de três meses após o evento uma nuvem de poeira vulcânica cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30ºC. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50°C.

Imediatamente após a erupção um gás mortal e venenoso, chamado piroplastic que atingiria a temperatura de 900°C espalhar-se-ia incinerando tudo num raio de 1900km, devastando as regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone, etc. Partículas do gás poderiam espalhar-se ainda mais longe, matando várias pessoas por envenenamento ou asfixia.

O tremor de terra resultante da erupção atingiria o grau 8.9 na Escala Richter, provocando uma onda subterrânea que iria espalhar-se até o oceano, causando um enorme tsunami com ondas de 55 metros, que iriam devastar as áreas costeiras da Europa, América Central, América do Sul, e Ásia.

A última erupção de um supervulcão na Terra foi em Toba, no norte de Sumatra, 74 mil anos atrás. Ninguém sabe sua extensão; sabe-se apenas que foi colossal. Acredita-se que o evento possa ter deixados os seres humanos à beira da extinção, reduzindo a população global a nada mais do que alguns milhares de indivíduos.

Fonte: IAnotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano