quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Portugal tem a segunda maior reserva de ouro do mundo

O World Gold Council sugere que Portugal tenha luz verde para emitir dívida com o ouro como garantia.

Portugal tem das maiores reservas de ouro do mundo, com o metal amarelo detido pelo Banco de Portugal a ter o maior peso em relação ao PIB de todo o mundo desenvolvido. E, numa altura em que o País atravessa um período de forte ajustamento para reconquistar a confiança dos mercados, há entidades a defender que Portugal coloque as suas reservas de ouro a ajudar no financiamento do Estado. E já fizeram essa proposta ao Parlamento Europeu.

"Ter uma elevada quantidade de ouro é positivo e pode-se alavancar o ouro, utilizando-o como colateral para emitir dívida e fazer face às necessidades de refinanciamento", referiu a directora de assuntos governamentais do World Gold Council (WGC), Natalie Dempster, ao Diário Económico.

A proposta da entidade que representa a indústria de ouro, e que presta aconselhamento a governos e a bancos centrais, é utilizar o ouro como garantia de emissões de dívida. Com os investidores confiantes que, caso o Estado não consiga cumprir com as suas obrigações não iriam perder dinheiro, os juros exigidos seriam menores. Também Romano Prodi, que já foi presidente da Comissão Europeia propôs esta solução.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano