terça-feira, 9 de outubro de 2012

Irão pode ter material para bomba atômica em dois meses, diz instituto

Irã bomba nuclear material urânio
O Instituto para Ciência e Segurança Internacional, sediado nos Estados Unidos, divulgou nesta segunda-feira um relatório apontando que o Irão precisaria de dois a quatro meses para conseguir material para uma bomba nuclear.

De acordo com o relatório, as centrífugas da República Islâmica levaria de dois a quatro meses para fabricar 25 kg de urânio enriquecido a 90% se usar a usina de Natanz, a maior do programa nuclear iraniano, com 10 mil centrífugas.

O tempo chegaria a 21 meses se a produção for feita na usina de Fordow, que tem 800 processadoras. O peso considerado é a quantidade suficiente para produzir uma bomba atômica.

O relatório aponta que o processo poderá ser mais rápido se o país possui quantidades grandes de urânio enriquecido a 20% de pureza, como as suspeitas de países do Ocidente e de Israel.

Nesse nível, é possível chegar mais rápido ao nível de 90% de enriquecimento, o suficiente para produzir uma bomba nuclear. O percentual de pureza necessário para o uso energético é de 3,5%.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano