segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Baumgartner: Recorde do mundo do maior salto em queda livre, 39 mil metros

Mais de oito milhões assistiram ao salto de Baumgartner
Mais de oito milhões de pessoas assistiram em direto, através do YouTube, ao salto de Baumgartner, que atingiu a maior altitude num voo de balão tripulado, a maior altitude de um salto em queda livre e o recorde de velocidade em queda livre.

Mais de oito milhões de pessoas assistiram, em directo, através do YouTube, ao salto de Félix Baumgartner, de 43 anos, que bateu este domingo o recorde do mundo do maior salto em queda livre.

Mas não foi só o YouTube que beneficiou com o interesse no salto de Baumgartner. Momentos antes do austríaco aterrar, a Red Bull postou uma fotografia no Facebook que, em menos de 40 minutos, foi partilhada mais de 29 mil vezes e gerou cerca de 216 mil "likes" e mais de dez mil comentários.

Após subir durante mais de duas horas e meia, até a uma altitude superior a 39 mil metros, Baumgartner, de 43 anos, saltou da cápsula transportada por um balão estratosférico.


Nesse momento estavam já pulverizados dois anteriores recordes: a maior altitude num voo de balão tripulado, que estava nos 31 332 metros; e o maior salto em queda livre, que tinha sido fixado com um salto a 31 332 metros.

O detentor deste último recorde, estabelecido em 1960, era Joe Kittinger, um oficial aposentado da Força Aérea norte-americana que acompanhou e auxiliou a subida e salto do austríaco a partir da base estabelecida pela Red Bull Stratos no Nevada, Estados Unidos.

Faltavam dois recordes: a queda à velocidade do som e o maior período de tempo em queda livre.

Em relação ao primeiro, baumgartner tornou-se seguramente no homem mais rápido da história em queda livre, tudo indicando que terá de facto batido a barreira do som (1234,8 KM/Hora), aproximadamente um minuto e meio após o salto, faltando confirmação oficial.

Já em relação à duração da queda antes de abrir o pára-quedas, quatro minutos e 22 segundos, ficou a pouco mais de um minuto de distância do ainda recorde mundial de 5 minutos e 35 segundos.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano