sábado, 13 de outubro de 2012

Fidel Castro pode estar morto, diz jornalista

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, de 86 anos, pode ter morrido, informou o jornalista Nelson Bocaranda em seu blog (Runrunes). Bocaranda ficou conhecido por ter anunciado que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez sofria de câncer.

“Antes de 72 horas o governo de Raúl Castro fará o anúncio da morte do líder revolucionário”, disse o jornalista. 

Bocaranda diz ainda que os membros do governo cubano estariam inclusive se preparando cerimônias de despedida, para as quais seriam esperados líderes de Estado liderados por Chávez.

O apresentador do canal norte-americano Univisión Raúl de Molina também afirmou em sua conta no Twitter que “fontes quentes” confirmavam a morte de Fidel.

As informações não foram confirmadas pelo governo de Cuba.

A notícia sobre o falecimento do líder cubano foi desmentida pelo seu filho Alex Castro, durante uma visita à província de Guantánamo, a 900 quilômetros de Havana. 

“O comandante está bem, fazendo suas coisas diárias, lendo e praticando exercícios – disse Castro, de acordo com o blog “Soy la isla”, da jornalista cubana Arlin Alberty, que trabalha para meios de comunicação oficiais.

Fidel Castro

Durante quase meio século, Castro governou a ilha cubana, apesar do embargo econômico dos Estados Unidos, que causou um prejuízo superior a 100 bilhões de dólares para o país, segundo a ONU.

Foi no governo de Fidel Castro que Cuba alcançou altos índices de desenvolvimento humano com a menor taxa de mortalidade infantil das Américas, erradicação do analfabetismo e da desnutrição infantil.

Fidel, que entregou o cargo de presidente em 2006, foi substituído por seu irmão, Raúl Castro.

Nos últimos anos, Fidel se manteve com esporádicas aparições públicas, se dedicando a publicação de uma série de artigos intitulada “Reflexões”, que tratam de várias questões internacionais.

Fonte: IAnotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano