O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, de 86 anos, pode ter morrido, informou o jornalista Nelson Bocaranda em seu blog (Runrunes). Bocaranda ficou conhecido por ter anunciado que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez sofria de câncer.
“Antes de 72 horas o governo de Raúl Castro fará o anúncio da morte do líder revolucionário”, disse o jornalista.
Bocaranda diz ainda que os membros do governo cubano estariam inclusive se preparando cerimônias de despedida, para as quais seriam esperados líderes de Estado liderados por Chávez.
O apresentador do canal norte-americano Univisión Raúl de Molina também afirmou em sua conta no Twitter que “fontes quentes” confirmavam a morte de Fidel.
As informações não foram confirmadas pelo governo de Cuba.
A notícia sobre o falecimento do líder cubano foi desmentida pelo seu filho Alex Castro, durante uma visita à província de Guantánamo, a 900 quilômetros de Havana.
“O comandante está bem, fazendo suas coisas diárias, lendo e praticando exercícios – disse Castro, de acordo com o blog “Soy la isla”, da jornalista cubana Arlin Alberty, que trabalha para meios de comunicação oficiais.
Fidel Castro
Durante quase meio século, Castro governou a ilha cubana, apesar do embargo econômico dos Estados Unidos, que causou um prejuízo superior a 100 bilhões de dólares para o país, segundo a ONU.
Foi no governo de Fidel Castro que Cuba alcançou altos índices de desenvolvimento humano com a menor taxa de mortalidade infantil das Américas, erradicação do analfabetismo e da desnutrição infantil.
Fidel, que entregou o cargo de presidente em 2006, foi substituído por seu irmão, Raúl Castro.
Nos últimos anos, Fidel se manteve com esporádicas aparições públicas, se dedicando a publicação de uma série de artigos intitulada “Reflexões”, que tratam de várias questões internacionais.
Fonte: IAnotícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário