O pedido consta de um memorando enviado pela organização humanitária internacional às autoridades canadianas a 21 de setembro, disse a AI em comunicado.
«O Canadá é obrigado, pelas suas obrigações internacionais, a prender e processar o ex-presidente Bush pela sua responsabilidade nos crimes contra o direito internacional, entre os quais a tortura», declarou Susan Lee, diretora da organização para a América.
«Como as autoridades dos Estados Unidos não citaram, até agora, Bush perante a Justiça, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de atuar durante a sua visita, isso continuará a ser uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desrespeito pelos direitos humanos», acrescentou.
s acusações da AI referem-se sobertudo ao programa secreto da CIA (serviço de inteligência americano) executado entre 2002 e 2009, que realizava contra os detidos, segundo a organização, «tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, bem como desaparecimentos forçados».
Durante o seu mandato, afirma a AI, Bush autorizou «técnicas reforçadas de interrogatório», entre as quais a simulação de afogamento.
Fonte: Diário Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário