Quando os cinco mil contactos do email de Rowena Davis receberam uma mensagem da própria dizendo que tinha sido roubada em Madrid e que precisava urgentemente de dinheiro, houve duas atitudes diferentes entre os seus amigos e conhecidos. Uns, mais experientes, desconfiaram e trocaram mensagens avisando que se tratava de um embuste, enquanto outros ligaram para saber como lhe fazer chegar o dinheiro.
Depois deste episódio, a jornalista abriu uma conta nova e entrou em contacto com o hacker. Enviou uma mensagem para o seu próprio email pedindo à pessoa que tinha alterado a sua password que lhe devolvesse os contactos, preciosos por motivos de trabalho.
Dez minutos depois chegou a resposta, do outro lado da rede, alguém lhe dizia: «devolvo-lhe os seus contactos em troca de 500 libras (cerca de 200 euros).
Não estando disposta a pagar para reaver o seu email, a jornalista entrou em contacto com a Google, dona do Gmail. Explica que entrou em contacto com o escritório da Google, que lhe desligou a ligação duas vezes e que se recusou a resolver-lhe o problema, mesmo quando revelou ser jornalista e ameaçou que escreveria sobre o facto.
O caso seria resolvido através de um amigo que, trabalhando na Google, rapidamente conseguiu mudar a password e reaver o acesso, avança a BBC.
Depois de conseguir voltar a usar o seu email, Davis recebeu uma mensagem do hacker: «Vejo que conseguiu acessar novamente a sua conta. Desculpe o incómodo».
Fonte: SOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário