terça-feira, 25 de outubro de 2011

Carros: As 10 taxas que vão subir

ddd
Independentemente do fim a que se destinam os veículos quase todos ficarão mais caros no próximo ano em consequência da subida das taxas do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC) a partir de 1 de Janeiro. Conheça 10 dos agravamentos fiscais previstos para as várias categorias.

- Ligeiros de passageiros e mistos:
A taxa do ISV vai aumentar 5% na parte que incide sobre a cilindrada e em 12,9% na componente ambiental. Como o IVA é cqalculado sobre este imposto, o agravamento acaba por ser na realidade de 6,1% e 9,23%, respectivamente.

- Veículos a gasóleo:
A subida do preço dos combustíveis tem levado muitos particulares e empresas a optar por um carro a gasóleo. Mas em 2012, comprar um destes veículos pode ficar mais caro. No Orçamento do Estado está prevista uma sobretaxa adicional de 500 euros para os ligeiros de passageiros com emissões de partículas que excedam as 3 miligramas. Actualmente o limite para escapar à sobretaxa são 5 miligramas. Este adicional será de 250 euros para os ligeiros de mercadorias.

- Comerciais:
Os comerciais ligeiros derivados, com um máximo de três lugares incluindo o do condutor, perdem a actual isenção de 45% do ISV e passam a pagar a totalidade deste imposto.

- Rent-a-car:
As empresas de aluguer de automóveis pagavam até agora 50% do ISV dos carros. No OE/2012 propõe-se que passem a suportar 60% daquele imposto.

-Furgões:
O Orçamento do Estado avança com várias alterações ao actual regime de taxas de ISV sobre estes veículos. Tenham até três ou tenham mais lugares, quase nenhum escapa. Na componente do imposto que apenas incide sobre a cilindrada, há comerciais ligeiros actualmente isentos de imposto que vão passar a ser tributados a 10%. Há ainda situações em que a taxa intermédia do ISV vai subir de 10% para 15%.

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano