domingo, 23 de outubro de 2011

Terramoto no leste da Turquia espalha destruição e pânico com mais de 1000 Mortos

Terramoto no leste da Turquia espalha destruição e pânico
Um forte tremor de terra, com uma magnitude calculada entre 7.6 na escala de Richter, sacudiu este domingo o leste da Turquia, provocando o colapso de dezenas de edifícios nas cidades de Van e Ercis e um número indeterminado de mortos. Há notícia de pelo menos meia centena de feridos transportados para o hospital de Van. O sismo, que deu lugar a múltiplas réplicas, foi sentido em várias localidades do nordeste do Irão, perto da linha de fronteira entre os dois países. As autoridades das cidades atingidas pediram “ajuda urgente”.

O instituto norte-americano de geofísica USGS captou ao início da tarde o terramoto na província turca de Van, a mais de 1200 quilómetros a leste da capital Ancara. Num primeiro momento, os especialistas dos Estados Unidos estimaram a magnitude em 7.3 na escala de Richter. Um valor que seria depois corrigido para 7.2. Já o Observatório e Instituto de Pesquisa de Kandilli, em Istambul, situa a magnitude em 6.6. E prevê que haja entre 500 a mil vítimas mortais. 

Pelo menos 50 pessoas com ferimentos foram transportadas para o hospital estatal de Van, onde várias casas e outros edifícios caíram por terra. As primeiras imagens recolhidas naquela cidade de 380 mil habitantes ilustravam o pânico que se disseminou pelas ruas. Os estragos são extensos. A rede telefónica está parcialmente cortada e os voos com destino ao aeroporto local, igualmente danificado, estão a ser desviados para Erzurum, 400 quilómetros a norte.

Admite-se que o balanço de mortes venha a crescer nas próximas horas. Pouco depois do primeiro abalo, o presidente da câmara de Van, Bekir Kaya, afirmava à estação turca NTV que ainda não dispunha de “informações sobre vítimas”. Em Ercis, uma das cidades vizinhas tocadas pelo terramoto, o homólogo de Kaya, Zulfikar Arapoglu, fazia um retrato diferente da situação: “Há muitos mortos. Vários edifícios caíram. Há demasiada destruição. Precisamos de ajuda urgente e de médicos”.

Socorristas e tendas

No primeiro comunicado que emitiu, o gabinete do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou que “o terramoto foi fortemente sentido em Van e nas cidades vizinhas, tendo causado danos e mortes, com base em avaliações iniciais”. Entretanto, o vice-primeiro-ministro Besir Atalay estabeleceu em dez o número de edifícios destruídos em Van. Em Ercis, caíram entre 25 a 30.

Erdogan, que se encontrava em Istambul no momento do terramoto, partiu de imediato para a província de Van, maioritariamente habitada por curdos. O chefe do Governo encabeça uma delegação de vários ministros, entre os quais o responsável pela pasta da Saúde. Ao mesmo tempo, o Crescente Vermelho começou já a mobilizar-se para fazer chegar tendas e equipas de socorristas às cidades atingidas. O Exército prepara-se para fazer o mesmo.

O USGS localizou o epicentro do terramoto a 19 quilómetros a nordeste de Van e a uma profundidade de mais de sete mil metros. Uma das réplicas que se seguiram ao primeiro abalo, ocorrida 15 minutos mais tarde, teve uma magnitude de 5.6 na escala de Richter.

Atravessada por várias falhas geológicas, sobretudo a leste e a noroeste, a Turquia é frequentemente abalada por tremores de terra. Em agosto e novembro de 1999, dois fortes sismos fizeram cerca de 20 mil mortos nas regiões industrializadas do noroeste do país. A província de Van conhecera uma catástrofe natural semelhante em 1976, quando um terramoto em Caldiran causou mais de 3800

Fonte: RTP





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano