quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cimeira da UE: Bancos perdoam 50% da dívida grega

O acordo perdoa à Grécia 100 mil milhões de euros. Foi também decidido aumentar a capacidade do fundo europeu para 1 bilião (milhão de milhões) de euros.

A medida, tida como essencial para a recuperação da economia grega e da Zona Euro, esteve em discussão nas últimas horas na capital belga.

A cimeira terminou às 03:55 locais (menos uma em Lisboa), ou seja, a reunião dos chefes de Estado e Governo dos 17 países durou praticamente oito horas.

O acordo a que os países da zona euro chegaram com os bancos permitirá reduzir a dívida da Grécia em 100 mil milhões de euros, disse hoje o presidente francês Nicolas Sarkozy.

Em conferência de imprensa no final da cimeira, Sarkozy anunciou o acordo com a banca internacional, que aceitou perder 50 por cento com a dívida grega. "Poderia ter sido uma catástrofe (...) não nos poderíamos dar ao luxo de não chegar a acordo", disse o líder francês.

Sarkozy anunciou ainda que a capacidade do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira vai aumentar para 1 bilião (milhão de milhões) de euros - até agora era de 440 mil milhões de euros.

"Foi um acordo difícil, mas muito importante para estabilizar os mercados", disse o presidente francês, que descreveu o acordo dos parceiros da zona euro como tendo "três facetas".

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano