domingo, 23 de outubro de 2011

Reactor nuclear próximo de Portugal pára por razões de segurança

A central nuclear de Almaraz II, que fica a 100 quilómetros de Portugal, em Cáceres, comunicou ao conselho de segurança nuclear espanhol que parou a produção de um reactor devido à presença de "altas temperaturas" numa das bombas de refrigeração.

Segundo a agência espanhola EFE, esta decisão surge como medida preventiva, "e antes que se alcance um valor que pare automaticamente o reactor", os responsáveis da central decidiram parar programadamente a produção de electricidade.

Segundo um comunicado da central nuclear de Almaraz, "os sistemas de segurança actuaram correctamente e a central encontra-se parada".

Esta paragem, informou a central, "não coloca em risco nem as pessoas nem o meio ambiente" e classifica-se, "de forma preliminar", como nível 0 na escala internacional de sucedidos nucleares.

Já na Suécia, outro reactor nuclear foi fechado após um incêndio. O porta-voz da central OKG, Anders Ostberg, afirmou que o incêndio "começou numa turbina do reactor 2 por volta da meia-noite de sábado, mas foi rapidamente extinto pelas equipas no local".

Anders Ostberg disse hoje que o incêndio "parece ter sido causado pelo óleo que vazou para uma superfície quente", no entanto, acrescentou que são necessárias mais investigações para "determinar o que causou a fuga de óleo".

A OKG opera três reactores nucleares na cidade de Oskarshamn, a Sul da Suécia.

O país nórdico obtém quase a metade da sua electricidade a partir de dez reactores nucleares e, recentemente, abandonou os planos de desmantelá-los após grande polémica no país por causa dos acontecimentos no Japão, na central de Fukushima.

Fonte: Lusa / SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano