quarta-feira, 6 de abril de 2011

Crise: Governo Assume Que Vai Pedir Ajuda Externa

Depois da Grécia e da Irlanda, é a vez de Portugal pedir ajuda externa.
O Ministério das Finanças confirmou ao Económico que o Governo se prepara para pedir ajuda a Bruxelas e ao FMI.

Teixeira dos Santos tinha afirmado, ao Jornal de Negócios, que "perante esta difícil situação entendo que é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu em termos adequados à actual situação política", acrescentando que tal exigirá "o envolvimento e o comprometimento das principais forças e instituições políticas nacionais".

Teixeira dos Santos anuncia assim aquilo que o Governo tem negado sistematicamente desde que José Sócrates apresentou o pedido de demissão a Cavaco Silva. O ministro das Finanças argumentou sempre que o Governo, por ser demissionário, não tinha condições nem legitimidade para accionar um pedido de ajuda externa, mas a sucessão de recordes das taxas de juro no mercado secundário, a chuva de ‘downgrades' por parte das agências de ‘rating' e o aviso dos banqueiros de que pedir ajuda era inevitável e urgente, terá obrigado o Executivo a inverter de posição.

O próximo passo é um pedido formal de ajuda do fundo de resgate europeu, cuja activação pode concretizar-se em poucas semanas. Em troca Portugal terá de se comprometer com um conjunto de medidas de consolidação orçamental.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano