sexta-feira, 1 de abril de 2011

Clássico: FC Porto e a “lei à moda de Lisboa”

O FC Porto foi ontem informado numa reunião com a PSP de que o Benfica pretende impedir a entrada na Luz de "todos os adereços alusivos" ao clube, como "bandeiras, estandartes ou faixas".

Num comunicado, intitulado ‘Lei à Moda de Lisboa’, os dragões falam em "decisão ilegal" e garantem ter denunciado a situação ao Ministério da Administração Interna e à s várias entidades que tutelam o futebol português. O FC Porto classifica ainda a medida do Benfica de "sectária e própria das ditaduras mais reaccionárias" e lembra que o o clube da Luz permite que as claques No Name Boys e Diabos Vermelhos, "dois agrupamentos ilegais", entrem no Estádio da Luz, com todo o tipo de acessórios. "No Estádio do Dragão, todos os adeptos das equipas adversárias entram com material alusivo aos seus clubes (...). No caso de claques ilegais, o FC Porto impede a entrada de qualquer tipo de adereço, excepto os de apoio ao próprio clube do adepto, que são sempre permitidos", lê-se no documento, que termina com um apelo aos adeptos portistas: " Apesar do clima provocatório e intimidatório que o Benfica está a criar para o jogo de domingo, mantenham sempre um comportamento cívico e pacífico."

Fonte oficial do Benfica disse ao CM que o clube informou a Liga e a PSP de que se limitou a aplicar as normas de reciprocidade em relação ao FC Porto. Segundo a fonte, no Dragão, os adeptos do Benfica "não podem entrar com nada".

O OLHAR DO ADEPTO: DIFERENÇA DE 13 PONTOS REFLECTE O VALOR DAS DUAS EQUIPAS?

LEONOR PINHÃO - BENFICA

De modo algum estes 13 pontos reflectem a diferença entre a qualidade das duas equipas. O FC Porto só foi superior ao Benfica no jogo da 1ª volta, mas esse jogo, como todos os outros, valeu apenas 3 pontos. No nascer do campeonato o FC Porto arrancou bem melhor do que o Benfica e beneficiou daquelas ‘ajudas de berço’ tão importantes para o crescer sadio da criança. Agora a dita criança está gorda demais. Oxalá não lhe faça mal.

FRANCISCO JOSÉ VIEGAS - FC PORTO

Essa distância reflecte sobretudo o que se passou ao longo desta época: duas equipas com diferentes regimes de competição. O Benfica e o FC Porto são boas equipas que fazem bom futebol, mas com objectivos e estratégias apontados a alvos diversos. Quando os números atingem 13 pontos de diferença, a resposta é: "Sim, essa distância existe para distinguir a equipa que vai em primeiro – da que a segue atrás."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano