sexta-feira, 6 de abril de 2012

Preços Gasolina sobe para novo recorde na próxima semana

Os preços da gasolina e do gasóleo voltam a aumentar na próxima segunda-feira para máximos de sempre.

O valor do aumento deverá, contudo, ser inferior ao registado no início desta semana, uma vez que as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais registaram subidas menores.

Nos postos dos Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) "a tendência da próxima semana será para uma subida do gasóleo na ordem dos 0,0041€ e de uma subida de 0,0092€ na gasolina", disse ao Económico fonte da empresa.

Outras fontes do sector sondadas pelo Económico apontaram para o mesmo sentido na evolução dos preços, no entanto, algumas das petrolíferas a operar em Portugal admitem que o aumento da gasolina chegue aos 1,5 cêntimos por litro e que o 'diesel' suba meio cêntimo.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,769 euros enquanto o do gasóleo vale 1,529 euros. Em qualquer dos casos trata-se de preços de referência, ou seja, na prática os portugueses estão a pagar valores mais elevados para alimentar os seus automóveis a gasolina e/ou a gasóleo. Na auto-estrada, por exemplo, a gasolina já custa 1,794 euros, enquanto o gasóleo vale 1,559 euros.

Contas feitas e em 2012 os preços da gasolina e do gasóleo em Portugal já encareceram 18 cêntimos e 8 cêntimos por litro, respectivamente. No caso da gasolina 95, isto significa que abastecer um depósito de 60 litros já custa mais dez euros do que no final de 2011.

Por este motivo não é de estranhar que os postos de abastecimento dos hipermercados estejam a conquistar terreno às marcas de referência, tendo fechado 2011 com uma quota de 31,4% das vendas em volume, ultrapassando a Galp. É que as diferenças de preço são cada vez mais significativas, chegando a ser 22 cêntimos mais baratos no caso da gasolina e 19 cêntimos no do gasóleo.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano