quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hipermercados vão pagar nova taxa sobre venda de alimentos

As empresas de comércio alimentar vão ter de suportar mais uma taxa.
O Governo quer criar uma nova taxa a aplicar aos estabelecimentos que comercializem produtos alimentares.

O Governo quer criar uma taxa a aplicar aos estabelecimentos que comercializem produtos alimentares. A taxa deverá afectar as grandes cadeias de supermercados e o objectivo é garantir a segurança alimentar.

De acordo com a proposta de decreto-lei, a que o Diário Económico teve acesso, será "devido o pagamento, pelos estabelecimentos de comércio alimentar de produtos de origem animal e vegetal, frescos ou congelados, transformados ou crus, a granel ou pré-embalados, de uma taxa anual", denominada Taxa de Saúde e Segurança Alimentar Mais. A proposta é da autoria do Ministério da Agricultura e das Finanças, mas nenhum destes organismos esclareceram se a nova taxa se vai aplicar também a restaurantes.

A taxa será fixada por portaria do Governo e terá por base a área de venda do estabelecimento. De fora ficam as micro-empresas e os estabelecimentos com uma área de venda inferior a 400 metros quadrados. No entanto, se estiverem integrados num grupo que tenha uma ou mais marcas, e se tiver, a nível nacional, uma área de venda acumulada igual ou superior a 2.000 metros quadrados, serão alvo da nova taxa. O não pagamento da taxa dá direito ao pagamento de uma multa que pode variar entre os 2.500 e os 44.890 euros. Além disso, outras infracções relacionadas com esta taxa, como a utilização do dístico sem que tenha sido feito o pagamento, podem implicar outras sanções como o encerramento do estabelecimento e a suspensão das autorizações, concessões e alvarás.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano