O secretário americano da Defesa, Leon Panetta, referiu a Índia e a China como "ameaças" para a segurança dos Estados Unidos, numa visita a um estaleiro em Connecticut.
Durante a visita aos estaleiros onde são construídos os submarinos militares, Leon Panetta passou em revista as diferentes ameaças à segurança americana, referindo o Irão, a Coreia do Norte e os ataques na internet.
E, contrariamente à mensagem que tem vindo a ser difundida pelo governo americano, o secretário da Defesa juntou à lista a Índia e China.
"Enfrentamos ameaças de potências emergentes, como a China, Índia e outros países, contra os quais devemos manter a nossa guarda e certificarmo-nos sempre de que temos poder suficiente no Pacífico para fazê-los entender que não cedemos", disse aos trabalhadores.
Esta semana, Barack Obama anunciou o reforço da presença americana na Ásia-Pacífico, durante uma visita à região, mas sempre com o cuidado de não referir a China como uma ameaça, ainda que a relação entre os dois países nem sempre seja fácil.
Relativamente à Índia, as autoridades americanas vêem-na como um parceiro cada vez mais importante na região, com o qual o Pentágono alegadamente quer desenvolver a cooperação.
Fonte: Correio da Manhã
Fonte: Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário