sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Obama responsabiliza Irão por alegado plano terrorista

Presidente norte-americano acusa o regime de Teerão de seguir um “padrão de comportamento perigoso e irresponsável”.

“Membros do Governo iraniano” estavam a par do alegado plano para assassinar o embaixador da Arábia Saudita em Washington, afirma o Presidente dos Estados Unidos.

Para Barack Obama, estes elementos têm de ser responsabilizados mesmo que não soubessem da operação em detalhe.

O Presidente norte-americano defende a imposição de novas sanções contra o Irão e avisa que nenhuma opção está posta de parte.

Na sua primeira reacção a este caso, Obama acusa o regime de Teerão de seguir um “padrão de comportamento perigoso e irresponsável”.

Dois iranianos são suspeitos de planear um ataque contra a vida do embaixador saudita em Washington, Adel al-Jubeir, e contra os edifícios das embaixadas da Arábia Saudita e de Israel.

Os alegados autores do plano são Manssor Arbabsiar e Gholam Shakuri, ambos naturais do Irão. Arbabsiar tem cidadania norte-americana e encontra-se detido, enquanto Shakuri deverá estar no Irão.

Coreia do Norte é uma “ameaça directa”

Barack Obama falou também hoje da Coreia do Norte. O Presidente norte-americano considera que o regime de Pyongyang é uma “ameaça directa” à segurança dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

A posição foi manifestada numa conferência de imprensa conjunta na Casa Branca com o Presidente sul-coreano, Lee Myung-bak.

Fonte: Rádio Renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano