domingo, 31 de julho de 2011

Noruega: Breivik exige demissão do Governo em troca de declaração

Breivik exige demissão do Governo em troca de declaração
O autor confesso do duplo atentado da Noruega exigiu a demissão do governo de Jens Stoltenberg a troco de uma declaração integral sobre os seus ataques, informa hoje a televisão norueguesa NRK.

O fundamentalista cristão e de extrema-direita, em cujo atentado de 22 de Julho morreram 77 pessoas, esteve a prestar declarações na polícia durante dez horas, informaram sábado fontes policiais.

Na próxima semana prevê-se que seja examinado por psiquiatras forenses, que deverão elaborar até Novembro um relatório sobre o seu estado mental.

Segundo a edição de hoje do diário norueguês "Aftenposten", o seu primeiro atentado com um carro bomba, no complexo governamental de Oslo, foi atrasado devido a um congestionamento no trânsito.

Isto fez com que o engenho de 500 quilos explodisse quando já havia terminado o horário laboral desse dia, o que provavelmente terá evitado uma matança maior na capital.

Da mesma forma, a sua chegada ao acampamento da juventude trabalhista na ilha de Utoeya também se atrasou cerca de uma hora e meia, quando muitos participantes no tradicional encontro político já tinham saído, entre eles a ex-primeira ministra Gro Harlem Brundtland.

Os meios de comunicação noruegueses informaram sábado que Anders Breivik planeou outros ataques à bomba contra o palácio Real de Oslo e a sede do partido trabalhista de Stoltenberg, mas desistiu por serem inviáveis.

O advogado de Breivik, Geir Lippestad, declarara anteriormente que o seu constituinte planeara outros ataques, mas que as coisas "não saíram como pensou".

Os serviços secretos noruegueses, PST, afirmaram não ter motivos para acreditar que tenha aumentado o perigo de um ataque terrorista por parte da extrema-direita após o duplo atentado de Breivik.

O nível de perigo mantém-se na mesma escala que antes dos ataques, segundo fontes da espionagem norueguesa, que partem do principio de que Breivik planeou e perpetrou sozinho o atentado em Oslo e o posterior tiroteio na ilha.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano