quinta-feira, 28 de julho de 2011

Massacre na Noruega: PJ investiga emails que Breivik enviou para Portugal

PJ investiga emails que Breivik enviou para Portugal
A Policia Judiciária está a investigar vários endereços de correio electrónico registados em Portugal que receberam documentação enviada pelo autor dos atentados na Noruega.

"A Policia Judiciária está a investigar que tipo de contacto existe", entre o autor dos crimes na Noruega e os proprietários dos endereços de correio electrónico registados em Portugal que receberam e-mail"s de Breivik, e "em que circunstâncias ocorreram os contactos, quais os destinatários e se existem relações", revelou à agência Lusa fonte da Direcção Nacional daquele órgão superior de investigação criminal.

As autoridades da Noruega "forneceram um conjunto de informações" à Policia Judiciária (PJ), à "semelhança do que aconteceu com outros países", em que constavam "alguns endereços electrónicos registados" em Portugal, pelo que a PJ iniciou de imediato uma investigação "por cautela" com o objectivo de recolher mais informações, acrescentou a fonte.

Uma das preocupações da PJ é "saber se a escolha dos endereços [feita pelo autor confesso dos atentados] foi aleatória", ou se "porventura a natureza do contacto foi dirigido", disse a fonte. A mesma fonte escusou-se a precisar o número de caixas de endereço electrónico, adiantando que o que "importa não é a quantidade, mas sim a relevância e a análise detalhada do contacto".

No entanto, a direcção da PJ referiu que o facto de um determinado endereço ter recebido informação do autor dos atentados que vitimaram 76 pessoas, "não tem relevância criminal" para quem a recebe.

A direcção daquele órgão superior de investigação criminal referiu ainda a sua presença numa reunião que a presidência polaca agendou para hoje, em Bruxelas, para "analisar, avaliar e trocar informações" sobre segurança europeia, com principal enfoque nos atentados na Noruega.

O Jornal de Notícias destaca hoje que "serão 13 os portugueses com quem Anders Breivik se correspondeu por via electrónica".

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano