domingo, 31 de julho de 2011

Amizade colorida: jovens pensam que estão preparados, mas se decepcionam

A amizade colorida, também conhecida como “amizade com benefícios”, pode ser divertida para quem deseja não se comprometer seriamente. Mas as decepções com esse tipo de relacionamento podem surgir e ser muito dolorosas se não estivermos preparados.

Atualmente, essas relações de amizade – que evoluem para o sexo casual – são retratadas em diversos filmes, como o “Sexo sem Compromisso”, de 2010, e “Amizade Colorida”, recém-lançado. Mas essa situação vai além do cinema, fazendo parte do cotidiano de jovens com maior frequência do que nunca.

O maior problema surge quando uma das pessoas começa a ter sentimentos mais fortes pelo outro e deseja mais do que sexo casual. Por mais que muitas pessoas vejam vantagens na amizade colorida, alguns se sentem melhores e mais seguros em um relacionamento estável, que tenha um contexto social mais óbvio e comum.

Um levantamento nos EUA buscou entender esse comportamento nos jovens. Mais de 14 mil estudantes universitários com idades entre 18 e 27 anos foram entrevistados, sendo 66% mulheres e 75% brancos.

Dois terços dos participantes do estudo se disseram “ligados” à alguém em algum período, embora eles pudessem tirar suas próprias conclusões para definir essa ligação (em diferentes culturas e faixas etárias, isso poderia significar qualquer coisa, desde beijos até sexo casual). Cerca de um terço dos entrevistados disseram que a conexão incluía coito vaginal.

Embora a pesquisa tenha questionado os relacionamentos e experiência sexual dos estudantes, ela não foi capaz de avaliar o raciocínio dos jovens por trás dessas ações. Por isso, em uma segunda pesquisa, com cerca de 120 estudantes universitários, os jovens discutiram longamente questões sobre relacionamentos, desejos e relações sexuais.

Aproximadamente dois terços dos estudantes responderam que o fim de um relacionamento com um amigo colorido foi ocasionado depois que um dos participantes queria algo mais sério, se envolvendo de maneira mais profunda.

É normal acreditar que amizades coloridas são situações simples de lidar, sem emoções ou compromissos. Mas a realidade normalmente é bem diferente. A amizade com benefícios não deixa de ser um relacionamento que envolve sentimentos – e nem seria possível, ou mesmo agradável, se não envolvesse. Afinal, relações sexuais sem nenhuma emoção seriam como sexo com um robô.

Muitos participantes do estudo acreditam que “relacionamentos reais” exigem muito tempo e trabalho para valer a pena neste momento de suas vidas. Para a maioria dos jovens (cerca de 89%), o casamento, compromissos sérios e crianças é um desejo, mas apenas para o futuro. Enquanto isso, eles querem experimentar outras relações, para que estejam prontos na hora de procurar um compromisso.

A amizade colorida pode ser uma maneira criativa de uma pessoa compreender a si mesma e aprender a se relacionar. Mas a amizade com benefícios tem seu preço, em algum momento. Os benefícios podem se tornar estresse, se a pessoa não estiver preparada para essa forma de relacionamento.

Fonte: hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário