quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Zona euro entra em recessão

A economia da zona euro voltou a encolher no terceiro trimestre de 2012, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,1% em relação aos três meses anteriores, entrando em recessão técnica, segundo dados do Eurostat.

Já no conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB aumentou 0,1% no mesmo período, de acordo com a terceira estimativa divulgada hoje pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), que mantém os dados divulgados na previsão anterior.

No segundo trimestre de 2012, as economias da zona euro e da UE haviam registado ambas quedas de 0,2%.

A zona euro entra, assim, em recessão técnica (tradicionalmente definida como dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB).

Em Portugal, a economia registou uma contração de 0,9% em relação aos três meses anteriores, tal como já havia divulgado o Instituto Nacional de Estatística (INE) a 7 de dezembro.

Na altura, o INE agravou a estimativa de contração no terceiro trimestre de 2012 em uma décima, para 3,5%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Face ao trimestre anterior, o INE também reviu o valor em baixa em 0,1 pontos percentuais, piorando a contração do PIB estimada inicialmente para o terceiro trimestre de 0,8% para 0,9%.

Fonte: Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano