sábado, 3 de março de 2012

Grécia está em Bacarrota: Moody's baixa 'rating' da Grécia para o mínimo


A agência de notação financeira Moody's baixou, na noite de sexta-feira, o "rating" de solvabilidade da Grécia de "Ca" para "C", ou seja, colocou o país a um nível da insolvência ou falência.

Em comunicado, a agência justifica a sua decisão com a recente operação de troca de títulos da dívida grega, que implicam "a perda para os investidores de mais de 70%".

No passado dia 24 de fevereiro, o Governo de Atenas lançou oficialmente a operação de troca de obrigações detidas pelos credores provados para eliminar 107 mil milhões de euros da dívida, como previsto no plano de resgate imposto pela zona euro.

Esta operação, sem precedentes na história financeira, pretende reduzir em 53,5% a dívida detida pelos bancos, seguradoras e fundos de investimento, para aligeirar o peso de toda a dívida grega (privada e pública), que ascende a 350 mil milhões de euros.

"A proposta de troca de dívida anunciada implica que os credores privados vão incorrer em perdas económicas substanciais nos títulos de dívida do Governo grego", afirmou a Moody's em comunicado.

Já no passado dia 28 de fevereiro, e pela mesma razão, a agência Standard&Poor's tinha baixado a nota de Atenas para "CC".

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano