sábado, 15 de outubro de 2011

Saúde: Como prevenir e tratar a gota

A gota é uma é uma consequência de níveis altos das taxas de uratos no sangue, ou hiperuricémia. Neste artigo vamos dar algumas dicas para se prevenir e controlar a taxa de ácido úrico no sangue.

Níveis elevados de ácido úrico ou de uratos no sangue, mais conhecido por gota, é uma doença muito antiga e que requer tratamento contínuo e com controlo adequado. Pode acontecer que qualquer um de nós tenha esse problema, sem sequer se aperceber, sendo por isso muito importante um diagnóstico precoce, para ser tratado de uma forma mais eficaz.


O que é a gota ou hiperuricémia?

Uma quantidade elevada de ácido úrico no sangue chama-se hiperuricémia ou gota. Algumas células do nosso organismo e alguns alimentos contêm purinas, das quais resulta o ácido úrico. Este ácido é habitualmente eliminado pelos rins, através da urina. Quando existe em excesso no sangue, pode depositar-se em algumas partes do corpo. A gota pode afectar qualquer pessoa, apesar de que algumas são mais propensas a esta doença.


Primeiros sinais de gota:

A gota aparece preferencialmente nos homens a partir dos 30 anos de idade e nas mulheres na idade da menopausa. Alguns sinais podem ser fortes denunciadores de hiperuricémia crónica ou gota.

Se sente as extremidades dos dedos com uma espécie de inchaço ou avermelhados, se sente fortes pontadas nas costas ou se sente frequentemente dores nos cotovelos, joelhos ou tendões ou se os nódulos dos pavilhões das orelhas estiverem vermelhos, estes são sinais que podem denunciar o problema da gota.



Quais são os factores que favorecem o aparecimento da gota?

Existem alguns factores de risco que fazem com que a gota possa aparecer mais numas pessoas que outras. Se tem problemas de diabetes, de obesidade, hipertensão arterial ou antecedentes familiares de hiperuricémia, está num grupo muito mais susceptível de aparecer o problema da gota.


Porque se deve seguir o tratamento da hiperuricémia sem falhas?

A hiperuricémia é uma doença crónica, mantendo-se para toda a vida. Por vezes, a ideia de um tratamento para sempre pode ser muito desencorajador. Existem actualmente medicamentos muito eficazes para o tratamento da gota e normalmente, um só comprimido pode regularizar as taxas de ácido úrico.

Ao interromper o tratamento prescrito pelo médico, isso fará com que os cristais de ácido úrico comecem a alojar-se em algumas articulações e começar a causar crises de gota. Normalmente estas crises acontecem durante a noite com dores fortes, principalmente nas pontas dos dedos dos pés e das mãos e nas articulações dos joelhos e cotovelos. As articulações ficam vermelhas, inchadas e com uma sensação desagradável de calor.

Quando a gota não é tratada, as crises podem durar várias horas ou até dias até se sentir de novo um alívio. Este alívio não significa a melhoria da doença, muito pelo contrário. É por isso muito importante que não se pare com o tratamento contra a gota, para evitar que a doença evolua com várias crises e com os cristais do ácido úrico a danificar permanentemente as articulações. Quando isto acontece a gota torna-se crónica, depositando-se mais e mais ácido úrico nas articulações e até nos rins, podendo originar cálculos renais (as pedras nos rins), comprometendo o bom funcionamento dos mesmos.


Como regularizar as taxas de ácido úrico?

Existem alguns comportamentos, que em conjunto com o seu tratamento podem ajudar bastante a manter as taxas de ácido úrico regulares e assim evitar as crises de gota. Tenha uma alimentação cuidada, evitando alimentos ricos em purinas e diminua ou evite o consumo de bebidas com álcool. Beba bastanteágua, leite e sumos de frutas. Faça exercício físico à altura da sua forma física e da sua idade econsulte regulamente o seu médico assistente.


O que pode e o que não pode comer e beber se tiver gota:

Existem alimentos e bebidas que pode consumir sem estar a colocar em risco um aumento das taxas de ácido úrico e outros alimentos e bebidas que deverá evitar a todo o custo. De seguida vamos enumerar alguns dos alimentos e bebidas que pode comer e beber e outros que não pode comer e beber.

Nas carnes pode comer carne de vaca, galinha carneiro e pato. Não pode comer borrego, cabrito, lebre, frango, perdiz, vitela, presunto, porco, chispe e salsicharia.

Nos peixes pode comer bacalhau (com pouco sal), carapaus, pescada, cachucho, pargo, corvina e salmonetes. Não pode comer lulas, sardinhas, chocos, sável, taínha, peixe-espada, conservas e mariscos.

Nas hortaliças pode comer alface, cenoura, feijão-verde, nabiças, grelos, nabos, alho francês e não pode comer ervilhas e favas.

Nas frutas pode comer maças, pêras, bananas, laranjas, pêssegos, melão, melancia e figos e não pode comer ananás, cereja, ginja, limão e nêsperas.

Existem outros alimentos que pode comer como o arroz, massas, pão, batata, ovos, azeite, queijo fresco, iogurte, bolos secos e não deverá comer azeitonas, feijão seco, grão, chocolate, mel e queijos secos.

As bebidas que pode beber são água (hipossalina), chás frescos, leite magro, gasosas e vinho branco (maduro) e não deverá ingerir outros vinhos, aguardentes, brandy, café, licores e cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano