sábado, 17 de dezembro de 2011

Risco: BCP, BPI, BES e Caixa já são 'lixo' aos olhos da S&P

A Standard & Poor's baixou os 'ratings' de seis bancos portugueses para níveis considerados 'lixo' devido a mudanças na metodologia.

A agência de notação financeira baixou em dois níveis os 'ratings' do BCP, do BES e do Banco Espírito Santo Investimento, de 'BBB-' para 'BB'. No caso das notas do BPI e da sua subsidiária Banco Português de Investimento, e da Caixa Geral de Depósitos (CGD) a revisão em baixa foi em um nível, para 'BB+'. 

Os ‘ratings' do BCP, do BPI e sua subsidiária e da CGD mantêm-se sob vigilância negativa, o que quer dizer que podem seguir-se novos cortes em breve (num prazo até seis meses). A S&P diz que tenciona decidir sobre as avaliações dos bancos portugueses até quatro semanas depois de decidir sobre a nota da República de Portugal, que se encontra sob vigilância negativa desde o início do mês. 

Na origem desta revisão esteve a mudança de metodologia na aplicação dos 'ratings', que também levou a S&P a baixar ontem notações a dez bancos espanhóis, entre eles o Banco Popular de Américo Amorim.

No passado dia 7 de Dezembro, a agência de notação tinha colocado os 'ratings' de sete bancos portugueses em vigilância negativa, tal como tinha feito à classificação de Portugal. Nessa altura, as notas da CGD, do BPI e da sua subsidiária Banco Português de Investimento, do BCP, do BES e sua subsidiária Banco Espírito Santo Investimento e do Banco Santander Totta foram as visadas.

Na nota divulgada hoje, a S&P explica que o ‘rating' do Santander Totta, de ‘BBB-‘, já reflecte a nova metodologia desde 29 de Novembro, encontrando-se sob vigilância negativa desde o início do mês, tal como as outras instituições visadas.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano