quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Missão do FMI chega a Roma na próxima semana

Uma equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega a Roma na próxima semana para discutir o acompanhamento das decisões orçamentais do Governo liderado por Mario Monti, disse hoje um porta-voz da entidade liderada por Christine Lagarde.

«Uma pequena equipa do FMI chega a Roma na próxima semana para se reunir com as novas autoridades para conhecer os últimos desenvolvimentos em matéria orçamental e discutir as modalidades de missões de acompanhamento futuro», acrescentou a mesma fonte, em comunicado.

A Itália concordou em novembro, na reunião do G20, em Cannes (França), que o FMI supervisione os planos de ajustamento do país para evitar o contágio da crise da dívida soberana, o que seria insustentável para a zona euro.

O acordo foi assinado quando ainda era primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que foi substituído em Novembro por Mario Monti, que agora lidera o Executivo. A nova equipa aprovou no início deste mês um plano de austeridade no valor de 33 mil milhões de euros.

A equipa do FMI que visita Roma será dirigida pelo vice-diretor do Departamento Europeu do FMI, Husain Aasim, e pelo conselheiro Antonio Spilimbergo.

A economia italiana é a terceira mais importante da União Europeia (UE) e um plano de resgate seria muito onerosa para os mecanismos de segurança financeira da zona euro.

A supervisão do FMI tem o objectivo de garantir que a Itália cumprirá os compromissos assumidos na cimeira do G20 de modo a evitar que seja contagiada da crise da dívida na zona do euro, que já forçou aos resgates de Grécia, Irlanda e Portugal.

A chegada da primeira missão a Roma estava originalmente programada para novembro, mas o FMI adiou a missão para permitir a entrada em funções do Governo de Mario Monti.

Fonte: Lusa/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano